Mochila inteligente desafia a gravidade

5 de setembro de 2018

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio projetou uma mochila inteligente, com o objetivo de potencializar a capacidade humana de saltar. O dispositivo é equipado com uma série de rotores que permitem ao usuário pular mais alto, mais longe e por mais tempo do que o normal.

Segundo os desenvolvedores, a mochila Lunavity permite que qualquer pessoa salte de duas a três vezes mais alto. Imagine algo como uma caminhada na Lua, mas em uma versão aprimorada. Mesmo os grandes saltos de Neil Armstrong na superfície lunar não seriam páreos para alguém que esteja usando Lunavity.

Segundo o gerente de projetos Takumi Takahashi, a mochila foi projetada para tornar “o mundo um lugar muito mais interessante”. Com ela, os usuários poderão atravessar ruas de maneiras “mais realista”, regar plantas normalmente inacessíveis e acertar “enterradas” de bolas de basquete com precisão.

Embora a declaração sugira que a mochila tenha uma finalidade meramente lúdica (ou seja, apenas para divertir o usuário), Takahashi refere que Lunavity poderá ajudar pessoas com deficiências físicas. Para ele, o dispositivo tem potencial de substituir as cadeiras de rodas no futuro, oferecendo mobilidade aos cadeirantes.

Os pesquisadores chegaram a criar um site para apresentar as virtudes da mochila, mas muitos pontos não foram esclarecidos. Os rotores serão ativados antes ou durante o salto? A força inicial será provocado pelos músculos das pernas ou de outra maneira? Durante quanto tempo o usuário poderá usar o aparelho?