Palestrantes

Confira os palestrantes que estiveram presentes na O&G Techweek 2018.

  • Estrella Jara Galán
    Estrella Jara Galán

    Indra

  • Felipe Noel
    Felipe Noel

    Ouro Negro S.A.

  • Severiano Macedo
    Severiano Macedo

    Cisco

  • Paulo Coutinho
    Paulo Coutinho

    Senai

  • Sean O’Hare
    Sean O’Hare

    BIOVIA Dassault Systèmes

  • Constantino Seixas
    Constantino Seixas

    Accenture

  • José Carlos Pinto
    José Carlos Pinto

  • Victor Chaves
    Victor Chaves

    RIO Analytics

  • Carlos Magno Lucas do Nascimento
    Carlos Magno Lucas do Nascimento

    Firjan

  • Leonardo Domingues de Oliveira Revision
    Leonardo Domingues de Oliveira Revision

    BR2W Soluções Ltda

  • Wellington Lordelo
    Wellington Lordelo

    Equinix

  • Henrique Ferreira
    Henrique Ferreira

    UFRJ Nautilus - Equipe de Automação Naval

  • Filson Lee
    Filson Lee

    Simex

  • Jorge Otávio Trierweiler
    Jorge Otávio Trierweiler

    UFRGS

  • Marcelo Andreotti
    Marcelo Andreotti

    Repsol Sinopec

  • Maria Benintente
    Maria Benintente

    Frost & Sullivan

  • Jim Critchfield
    Jim Critchfield

    Shell

  • Pedro Filho
    Pedro Filho

    BR2W Soluções Ltda

  • Augusto Borella Hougaz
    Augusto Borella Hougaz

    Petrobras

  • Alexandre Vasquez
    Alexandre Vasquez

    Microsoft

  • Paulo Ivson Netto Santos
    Paulo Ivson Netto Santos

    Tecgraf Institute/PUC-Rio

  • Esteban Walter Gonzalez Clua
    Esteban Walter Gonzalez Clua

    UFF Medialab

  • Fernando Perin
    Fernando Perin

    Repsol Sinopec Brasil

  • Renato Improta
    Renato Improta

    Accenture Industry X.0

  • Paulo Andrade
    Paulo Andrade

    AVEVA

  • Miguel Moyano
    Miguel Moyano

    Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás, Biocombustíveis da América Latina e Caribe - ARPEL

  • Luís Felipe Kessler
    Luís Felipe Kessler

    Schneider Electric

Estrella Jara Galán

Estrella Jara Galán

Head of Product Portfolio for Oil & Gas

Empresa:

Indra

Estrella Jara is Head of Product Portfolio for Oil & Gas within Indra, being responsible for the development of proprietary solutions related to the digitalization of the environmental surveillance. Before joining Indra, Estrella worked for BP for 13 years in Madrid and London, holding different positions in Downstream and BP Alternative Energy in Technology Strategy and Planning. Estrella holds an MSc in Mining Engineering, specialized in Energy and Fuels, and an AMP (Advanced Management Program) from the IESE Business School.

Felipe Noel

Felipe Noel

Engenheiro Mecânico

Empresa:

Ouro Negro S.A.

Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (2013). Especialização em engenharia oceânica no Instituto de Tecnologia de Massachusets, com foco em pesquisa de laboratório, na área de escoamento externo em Riser marítimos (2012). Atualmente é engenheiro mecânico na empresa Ouro negro. Tem experiência em engenharia mecânica, engenharia de petróleo e engenharia submarina e oceânica, atuando no projeto mecânico de equipamentos submarinos e de fundo de poço para a indústria offshore.

Severiano Macedo

Severiano Macedo

Consultor de transformação Digital

Empresa:

Cisco

Paulo Coutinho

Paulo Coutinho

Gerente de Inovação em Biossintéticos

Empresa:

Senai

Engenheiro Químico com Mestrado na COPPE/UFRJ e Doutorado pela Escola de Química/UFRJ (2004). Possui ainda Pós Graduação na área de Gestão Tecnológica e Industrial no setor Químico pela UFRJ/INT (2001). Trabalhou entre 1983 e 2008, como engenheiro de processo, pesquisador, Coordenador de área e Gerente Técnico da Petroflex Indústria e Comércio S.A. tendo participado / sido responsável no desenvolvimento de diversos processos e produtos na área de elastômeros, alguns deles com patentes no país e no exterior. Entre setembro de 2008 e dezembro de 2015 trabalhou na BRASKEM S. A. Atuou na gestão da rede de contatos com a Academia, Centros de Pesquisa e órgão de fomento a P&D no país. Foi responsável pelo monitoramento, identificação e avaliação de oportunidades na área de renováveis. Idealizou, desenvolveu e implantou o Roadmap BRASKEM de QUÍMICOS a partir de MATÉRIAS PRIMAS RENOVÁVEIS. Participou nas negociações e no estabelecimento das parcerias com empresas internacionais (GENOMATICA e AMYRIS/MICHELIN) para o desenvolvimento de químicos verdes. Foi também responsável pelas áreas de GESTÃO DO CONHECIMENTO e PROPRIEDADE INTELECTUAL da empresa implantando o Portal de Conhecimento da BRASKEM e estabelecendo metodologia para avaliação do portfolio de patentes da empresa. Em janeiro de 2016 deixa a BRASKEM para assumir a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos no Rio de Janeiro.

Sean O’Hare

Sean O’Hare

Cientista

Empresa:

BIOVIA Dassault Systèmes

Dr. O’Hare tem sido o líder técnico para várias das maiores contas de petróleo e gás da BIOVIA há mais de 10 anos e traz uma vasta experiência de fluxos de trabalho de laboratório e sistemas de informática para esses clientes. O Dr. O’Hare iniciou sua carreira em software trabalhando com os primeiros adeptos dos notebooks eletrônicos de laboratório e sistemas de experimentação de alto rendimento. Desde então, ele trabalhou com parceiros de longa data para desenvolver e expandir suas estratégias de digitalização.

Constantino Seixas

Constantino Seixas

Líder da Prática Indústria X.0 para a América Latina

Empresa:

Accenture

Constantino é formado em Engenheira Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor Executivo da Accenture Digital, dedicado ao desenvolvimento da agenda de transformação digital entre indústrias com foco em CNR, Energia e Produtos. Constantino tem 30 anos de experiência em automação industrial e gestão de produção, com interesse pessoal em vários tópicos, tais como: convergência entre TI e TO, Centros Operacionais Remotos, Predictive Asset Management (Gestão Preditiva de Ativos) e Predictive Production Analytics (Análise de Produção Preditiva).

José Carlos Pinto

José Carlos Pinto

Diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ

Empresa:

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor titular do Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e diretor executivo do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do comitê editorial da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, editada pela ABPol. É também membro dos Conselhos Editoriais da revistas Macromolecular Reaction Engineering (editada pela Wiley) e Processes (editada pela MDPI). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2010 e da Academia Nacional de Engenharia desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase geral em reatores químicos, e ênfase particular na área de modelagem, simulação e controle de sistemas de polimerização.

Victor Chaves

Victor Chaves

CEO

Empresa:

RIO Analytics

Formado em Engenharia Mecatrônica pela PUC-RIO e Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Strasbourg-França . Possui Mestrado em Engenharia Civil na área de Inteligência Artificial e Estruturas Submarinas pela COPPE/UFRJ. Fundou a RIO analytics, empresa de tecnologia com foco em aplicações de inteligência artificial para predição de falha de ativos industriais.

Carlos Magno Lucas do Nascimento

Carlos Magno Lucas do Nascimento

Gerente Geral de Negócios

Empresa:

Firjan

Responsável pelas estratégias de atendimento Pessoa Jurídica e Física da empresa. Implantou o CRM corporativo, o modelo de pós venda de serviços, o atendimento integrado nacional, o modelo matemático de segmentação de clientes B2C e B2B para serviços, o canal de licitações para comercialização, e outras estratégias. A área de negócios da Firjan é a área com maior grau de maturidade de processos e resultados na rede das federações industriais (Diagnóstico CNI/2017)

Leonardo Domingues de Oliveira Revision

Leonardo Domingues de Oliveira Revision

Desenvolvedor de Novos Negócios

Empresa:

BR2W Soluções Ltda

Profissional com mais de 10 anos de experiência trabalhando para empresas multinacionais do ramo de petróleo e gás. Experiência coordenando e trabalhando com equipes multidisciplinares em projetos de engenharia, fiscalização de projetos offshore, coordenação de operações de campo e experiência na área comercial e novos negócios.

Wellington Lordelo

Wellington Lordelo

Gerente de Solution Marketing e Business Development

Empresa:

Equinix

Lidera as áreas de Solution Marketing e Business Development na Equinix no Brasil, com + 10 anos de experiência no mercado global de TI e Telecom e atualmente especialista em Interconexão de Negócios. Pioneiro em atividades e projetos de Transformação Digital através da Interconexão via Ecossistemas Empresariais e Plataformas de Negócios Digitais, é responsável por promover a criação da Interconexão como uma categoria de mercado no Brasil. Trabalhou nas áreas de Marketing de Produtos e Gerenciamento de Produtos, tendo trabalhado em treinamentos e projetos de Datacenter, Cloud Computing, Multi-Cloud, IoT e Edge Computing.

Henrique Ferreira

Henrique Ferreira

Empresa:

UFRJ Nautilus - Equipe de Automação Naval

Henrique é atualmente o responsável por coordenar o time de software da UFRJ Nautilus, equipe que constrói robôs submarinos autônomos (AUV). Suas principais competências e interesses dentro da área de computação estão ligadas à visão computacional, controle, inteligência artificial e sistemas embarcados.

Filson Lee

Filson Lee

Projetista

Empresa:

Simex

Formado em eletrônica pelo CEFET-RJ, especializou-se no desenvolvimento de hardware, firmware e software para sistemas automáticos de teste, incluindo analise de sinais, processamento de imagem, controle de movimento e técnicas de inspeção por ultrassom pulso-eco e phased array. Atualmente trabalha na Simex e desenvolve um projeto de PD&I ANP com a Repsol Sinopec Brasil na área de sistemas robóticos de inspeção de tanques móveis e estacionários, secos ou em serviço.

Jorge Otávio Trierweiler

Jorge Otávio Trierweiler

Empresa:

UFRGS

Prof. Dr. Jorge Otávio Trierweiler is a full professor at the Chemical Engineering Department of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil. He is graduated in chemical engineer in 1988 at UFRGS, with M.Sc. Degree obtained at PEQ/COPPE/UFRJ (Brazil) in 1991 and Dr.-Ing. at Dortmund University (Germany) in 1996 both in chemical engineering in process control and optimization. In 2001 he held a postdoctoral internship in biosensors at Leibniz University Hannover (Germany) and in 2008, in biorefineries and bioprocesses control at University RWTH Aachen (Germany). Additionally, in 2005 he completed an MBA in business management at UFRGS. Since 1997, he is the Head of the research group called GIMSCOP (Group of Intensification, Modeling, Simulation, Control, and Optimization of Processes) at UFRGS. He has supervised more than 50 M.Sc. and Ph.D. theses and has more than 170 articles published in scientific journals, events, and international conferences (https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Trierweiler/contributions). In the past, with some of his former students, he also founded the spin-off company TriSolutions (http://www.trisolutions.com.br) that offers services and software for process modeling, optimization, and advanced control. Since its foundation in 2001, the company has successfully acted as a bridge between industry and the university. In 2010, as result of his outstanding contributions to education and training in the science, engineering, and technology of instrumentation, systems, and automation, he received the “Donald P. Eckman Education Award” given by the ISA “the International Society of Automation” (http://www.enq.ufrgs.br/inicial/noticias-e-eventos/arquivo/99-professor-jorge-o-trierweiler-recebe-premio-internacional) . In 2017, GIMSCOP/UFRGS + TriSolutions + PETROBRAS received the technological innovation award from ANP (Brazilian National Oil Agency) (http://www.enq.ufrgs.br/inicial/noticias-e-eventos/arquivo/203-gimscop-ufrgs-trisolutions-petrobras-ganham-premio-anp-de-inovacao-tecnologica-2017 ).

Marcelo Andreotti

Marcelo Andreotti

Consultor Técnico

Empresa:

Repsol Sinopec

Ph.D. Engenheiro Mecânico no Instituto Politécnico de Grenoble (França) com 10 anos de experiência em projetos de P & D com diversas realizações na gestão e alavancagem de projetos tecnológicos, destacando a participação na criação de duas start-ups. Atualmente trabalhando na Repsol Sinopec trabalhando para construir o novo cenário estratégico para a transição de energia de baixo carbono através de inovação e tecnologias de ponta.

Maria Benintente

Maria Benintente

Analista Senior de Energia e Meio Ambiente

Empresa:

Frost & Sullivan

Maria is a graduate of the University Siglo 21 in Córdoba Argentina with a bachelor of Public Relations, and holds post graduate degrees in Oil & Gas Project Management from the Brazilian Institute of Petroleum, and in Investor Relations from Saint Paul Business School in Brazil. She is presently attending the Center of Studies of Energy Regulatory Activities (CEARE) from the University of Buenos Aires to obtain her Master Degree in Energy by end 2018.

Jim Critchfield

Jim Critchfield

Gerente de Tecnologia

Empresa:

Shell

Jim Critchfield is currently the Licensing Technology Manager for Shell Gas Processing in the Americas, and Shell’s Subject Matter Expert for Amine Treating. Due to his current role Jim has the responsibility to developed and conducts Shell’s internal Master Class on Amine Treating for future Gas Processing experts in Shell. He has a PhD in Chemical Engineering from the University of Texas at Austin, where his dissertation was on accelerated reaction rates in formulated gas treating solvents.

Pedro Filho

Pedro Filho

Empresa:

BR2W Soluções Ltda

Augusto Borella Hougaz

Augusto Borella Hougaz

Gerente Geral de Transformação Digital

Empresa:

Petrobras

Engenheiro Mecânico com Doutorado pela Universidade de São Paulo. Na Petrobras, tornou-se Engenheiro de Petróleo especializado em poços offshore, trabalhando como projetista de Perfuração na Área de Negócios Internacionais e no desenvolvimento da produção do Pólo Pré-sal da Bacia de Santos. Posteriormente, Borella foi Consultor de Perfuração de poços do pólo pré-sal da bacia de Santos (2011-2012), Gerente de P&D para Construção de Poços (2013-2016) e Gerente de Competências Técnicas para Poços e Sondagem (2016-2018). Além disso, foi professor (2009-2010) e coordenador de curso (2011-2012) do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Católica de Santos. Ele ocupa agora o cargo de Gerente Geral de Transformação Digital na Petrobras

Alexandre Vasquez

Alexandre Vasquez

Análises Avançadas e IoT

Empresa:

Microsoft

Especialista com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e 18 anos na Indústria Analytics. Começando na indústria de Data Warehouse em 1999, quando a NCR convidou para participar do Startup da Divisão da Teradata no Brasil, desenvolveu o primeiro Projeto do Data Warehouse usando o Database Appliance no Brasil, participou do Startup da Business Objects no Brasil e também passou pela Oracle, Teradata, Capgemini e HP. Atualmente Alexandre Vasques se juntou à Microsoft para fazer parte do Grupo Global de Black Belts para Advanced Analytics e IoT na América Latina, este Grupo tem a missão de ajudar os Clientes e Parceiros na América Latina a modernizar seus processos através de tecnologias inovadoras e disruptivas de Serviços Cognitivos, IoT e Indústria 4.0.

Paulo Ivson Netto Santos

Paulo Ivson Netto Santos

Consultor Técnico

Empresa:

Tecgraf Institute/PUC-Rio

Esteban Walter Gonzalez Clua

Esteban Walter Gonzalez Clua

Professor/Coordenador

Empresa:

UFF Medialab

Esteban Clua é professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014. Atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho diretivo da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Games).

Fernando Perin

Fernando Perin

Pesquisador

Empresa:

Repsol Sinopec Brasil

Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP (2003), mestrado em Matemática Aplicada também pela UNICAMP (2006) e doutorando no programa de Ciências e Engenharia de Petróleo da UNICAMP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Matemática (sísmica, onda de imagem, diferenças finitas e análise numérica) e Engenharia de Petróleo (simulação numérica de reservatórios, avaliação econômica, correspondência histórica e otimização de estratégia de produção). Atualmente trabalhando como pesquisador na Repsol Sinopec Brasil onde coordena e desenvolve projetos de P&D com universidades e empresas que atuam no setor de petróleo e gás.

Renato Improta

Renato Improta

Líder da Accenture Industry X.0 América Latina

Empresa:

Accenture Industry X.0

Na Accenture há mais de 20 anos, Renato já liderou a prática de mobilidade da companhia e conduziu projetos pioneiros, como o desenvolvimento do primeiro mobile wallet para mercado nacional, primeira implementação de URA com Natural Language Response na indústria de Telecomunicações no Brasil e criação de aplicativo com navegação indoor atrelado a utilização de beacons para gerar campanhas de aumento de tráfego em lojas, entre outros.

Paulo Andrade

Paulo Andrade

Gerente de Vendas

Empresa:

AVEVA

Miguel Moyano

Miguel Moyano

Diretor de Upstream

Empresa:

Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás, Biocombustíveis da América Latina e Caribe - ARPEL

Mr. Moyano is the Upstream Director of the Regional Association of Oil, Gas and Biofuels Sector
Companies in Latin America and the Caribbean – ARPEL- an international business organization
gathering companies that represent over 90% of upstream and downstream operations in the
Region.
The areas developed by Mr. Moyano since 1991 -when he joined ARPEL- cover the whole
industry value chain as well as sustainability, technology and innovation issues. Mr. Moyano leads
ARPEL work on strategic issues such as technical advocacy and stakeholders’ engagement.
Mr. Moyano, obtained his degree in Chemical Engineering at the University of Uruguay. He also
holds a Diploma in Marine Pollution Chemistry at Liverpool University, England and a Master in
Business Administration in Oil and Gas from the Middlesex University, England.

Luís Felipe Kessler

Luís Felipe Kessler

Vice Presidente de Óleo, Gás e Petroquímica para Caribe e América do Sul

Empresa:

Schneider Electric

Luís Felipe ingressou na Schneider Electric em 2000 como Gerente Regional de Vendas, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, passou a Executivo de Contas para Oil&Gas e Petroquímica. Em 2005, mudou-se para São Paulo para assumir a gerencial nacional de contas estratégicas. Dois anos depois foi nomeado Diretor de Vendas Oil&Gas na França. Por 3 anos viveu e trabalhou na França, na equipe de gestão global de oil&gas, responsável pela gestão de vendas dos projetos internacionais e gestão da equipe de vendas de contas estratégicas globais. Retornou ao Brasil em 2010 para assumir a Vice-Presidência da Unidade de Negócios de Energia, recém criada para integrar 800 empregados na aquisição da Areva D. Em 2014, retornou a equipe de liderança global de Oil&Gas e Petroquímica como Vice-Presidente para a América do Sul. Em 2018 integrou o Caribe a sua zona de atuação