Palestrantes

Confira quem são os palestrantes que já confirmaram presença na O&G TechWeek:

  • Jesús M. Pacheco
    Jesús M. Pacheco

    Dresser-Rand

  • Orlando Ribeiro
    Orlando Ribeiro

    Petrobras

  • Serge Brun
    Serge Brun

    KBC

  • Alexandre Lyra
    Alexandre Lyra

    Módulo Security

  • Fabiano Lobato
    Fabiano Lobato

    Embraer SA

  • Emmanuel Delfosse
    Emmanuel Delfosse

    ENGIE Brasil

  • Elbia Gannoum
    Elbia Gannoum

    ABEEÓLICA

  • Kara Sutton
    Kara Sutton

    Center for Global Regulatory Cooperation

  • Emmanuel Hédouin
    Emmanuel Hédouin

    Grupo PSA

  • Peter Kronstom
    Peter Kronstom

    Copenhagen Institute for Futures Studies

  • Lincoln Fernando Moro
    Lincoln Fernando Moro

    Petrobras

  • Peter Richards
    Peter Richards

    Lloyd’s Register

  • Sergei Beserra
    Sergei Beserra

    Gartner

  • Márcio Affonso
    Márcio Affonso

    Baker Hughes

  • Francesco Fazio
    Francesco Fazio

    Doblin

  • Rachel Mushahwar
    Rachel Mushahwar

    Intel

  • Roland de Burgh Daly
    Roland de Burgh Daly

    Repsol Sinopec

  • Patricia Scozzafave
    Patricia Scozzafave

    Shell

  • Angelo Leite
    Angelo Leite

    Serttel

  • Carlos Gagliardi
    Carlos Gagliardi

    Deloitte

  • Hector Gusmão
    Hector Gusmão

    Fábrica de Startups

  • Álvaro Tupiassú
    Álvaro Tupiassú

    Petrobras

  • Daniel Kolbar
    Daniel Kolbar

    Israel Trade & Investment

  • Cezar Taurion
    Cezar Taurion

    ISCBA

  • Franck Turkovics
    Franck Turkovics

    Grupo PSA

  • Roberto Prado
    Roberto Prado

    Microsoft

  • André Gomyde
    André Gomyde

    Conselho de Ciência e Tecnologia

  • Ulf Rainer Bogdawa
    Ulf Rainer Bogdawa

    SkyDrones Tecnologia Aviônica S/A

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira

    Grupo CanalEnergia

  • Maria Peralta
    Maria Peralta

    Aker Solutions Brasil

  • Renato Blum
    Renato Blum

    INSPER

  • Alexandre Vasquez
    Alexandre Vasquez

    Microsoft

  • Ricardo Lugão
    Ricardo Lugão

    AMT

  • Victor Souza
    Victor Souza

    Aker Solutions

  • Suzana Kahn
    Suzana Kahn

    COPPE / UFRJ

  • José Antonio Fratantonio
    José Antonio Fratantonio

    ABB

  • Alessandro da Costa
    Alessandro da Costa

    Petrobras

Jesús M. Pacheco

Jesús M. Pacheco

Vice Presidente Executivo, Tecnologia & Inovação

Empresa:

Dresser-Rand

Jesus M. Pacheco foi nomeado vice-presidente executivo de Tecnologia e Inovação da Dresser-Rand da Siemens em janeiro de 2017. Anteriormente ele foi o vice-presidente responsável pela New Equipment Worldwide desde julho de 2015 para a empresa combinada resultante da aquisição pela Siemens da Dresser-Rand Company (DRC) e do seu negócio de compressão. Nessa função, ele foi responsável por todas as vendas de novos equipamentos, serviços ao cliente em todo o mundo, bem como o desenvolvimento de negócios de O&G para turbinas a gás, compressores alternativos de alta velocidade, tubulações, GNL e FPSO em todo o mundo. Antes da aquisição, ele ocupou esse cargo para a RDC desde junho de 2007.
Suas responsabilidades atuais incluem gerenciamento de linha de produtos, tecnologia de sistemas e pesquisa e desenvolvimento para o portfólio de produtos combinados da empresa, além de digitalização, inovação, tecnologias emergentes e comercialização de novas tecnologias.
O Sr. Pacheco esteve com a Dresser-Rand, empresa da Siemens, suas afiliadas e empresas antecessoras do negócio desde 1990. Ele ocupou vários cargos de liderança em Engenharia de Aplicações, Escopo Estendido e Marketing para a Dresser-Rand Company, incluindo responsabilidades como Diretor Regional Para a ex-União Soviética, com sede em Londres, Reino Unido, e Gerente de Marketing da Área Europeia de Serviço (Europa, África e Oriente Médio), com base na fábrica em Le Havre, na França.
De janeiro de 1999 a agosto de 2000, o Sr. Pacheco atuou como Vice-Presidente de Serviços ao Cliente para a região da América Latina. Ele assumiu as responsabilidades dos Serviços de Cliente para a região das Américas em agosto de 2000, expandindo-as para incluir a área europeia servida em julho de 2006. O Sr. Pacheco tem 35 anos de experiência no setor global de energia. Ele começou sua carreira profissional em 1982 com um importante operador de petróleo e gás na Venezuela, onde atuou em manutenção preditiva e nas funções de assessoria técnica para equipamentos rotativos em compressão, bombeamento e instalações de geração de energia. O Sr. Pacheco obteve uma BSE em Engenharia Mecânica e um bacharel em Economia pela Universidade de Michigan em Ann Arbor.

Orlando Ribeiro

Orlando Ribeiro

Engenheiro de Petróleo Sênior

Empresa:

Petrobras

Orlando Ribeiro é engenheiro mecânico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui pós-graduação em Gestão de Tecnologia pela USP e participou do Strategic R&D Management Programme pelo INSEAD. Engenheiro de Petróleo Sênior, ao longo de sua carreira de mais de 30 anos na Petrobras, atuou em posições técnicas e gerenciais em áreas que geraram resultados de impacto para a companhia. Assim, em sua trajetória desempenhou diversas funções, tais como Gerente de Projetos de Completação em águas profundas, Gerente de Novos Negócios da Área de E&P, Gerente de Comercialização Internacional da Área de Gás e Energia, Coordenador do Projeto Cascade-Chinook, Coordenador do Programa de Capacitação em Águas Profundas (PROCAP) e Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Produção (PDEP) no CENPES. Desde Janeiro de 2014 encontra-se como Gerente Geral de Serviços e Operações Especiais de Libra. Além disso, possui duas patentes, é autor e co-autor de vários papers e atua no Comitê Organizador e Chair/Co-Chair de vários eventos da área de Engenharia Submarina, como OTC Brazil 2015, Rio Oil & Gas, Subsea Forum Rio, entre outros.

Serge Brun

Serge Brun

Líder de Contas das Américas do Sul e Central

Empresa:

KBC

Líder de Contas das Américas do Sul e Central da KBC Advanced Technologies (Uma empresa do Grupo Yokogawa). Especialista em O&G com longa experiência em negócios internacionais em toda a Europa, América do Norte, América do Sul, África, Oriente Médio e Ásia.

Alexandre Lyra

Alexandre Lyra

Gerente de Negócios

Empresa:

Módulo Security

Alexandre Lyra é profissional de TI certificado MCSO, GRCP, Auditor Líder ISO 27001, gerente de negócios e consultor da empresa desde 1998, com experiência na execução de projetos e treinamentos de Governança, Gestão de Risco, Compliance e Segurança da Informação. Professor do curso de Pós-Graduação em Segurança da Informação da UFRJ/NCE e professor do Módulo Education Center. Co-autor dos livros “Guia Oficial para Formação de Gestores em Segurança da Informação – Security Officer” e “ISO 27001 and 27002 – Information Security Management – A Practical View”. Pós-graduado em Gestão de Segurança nas Organizações pela UNESA, membro da Comissão de Estudos de Gestão de Riscos da ABNT.

Fabiano Lobato

Fabiano Lobato

Gerente de P&D

Empresa:

Embraer SA

Gerente de P&D da Embraer SA desde 2006 antes de se juntar à Statoil em 2013 para liderar as atividades de pesquisa da empresa no Brasil.
Fundo da Indústria da Aviação com 17 anos de experiência.
M.Sc na Aeronáutica no ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
MBA na FIA/USP - Gestão de Empresas
MBP na COPPE - Indústria Petrolífera

Emmanuel Delfosse

Emmanuel Delfosse

Diretor da Cadeia de Valor de Gás e Infraestrutura

Empresa:

ENGIE Brasil

Emmanuel entrou para o Grupo em 2010, ao ocupar o cargo de Diretor de Serviços ao Consumidor da GDF SUEZ GrDF (braço do Grupo responsável pelas redes de distribuição de gás), na França. Desde 2013, trabalhava como Diretor da Unidade de Gás de Segurança & Emergência. Em 2016, assumiu a posição de Diretor da Cadeia de Valor de Gás e Infraestrutura da ENGIE Brasil.
Antes de ingressar no Grupo, Emmanuel trabalhou como Chefe do Departamento de Engenharia da EDF GDF, na França, e anteriormente, como Diretor do Departamento Técnico da LIGHT S.A, pela EDF, no Rio de Janeiro.
Formado em Engenharia pela École Nationale Supérieure d’Ingénieurs de Grenoble (ENSIEG), possui também Master em Engenharia Elétrica pela Grenoble Institute of Technology.

Elbia Gannoum

Elbia Gannoum

Presidente Executiva

Empresa:

ABEEÓLICA

Economista, Phd - pela Universidade Feral de Santa Catarina, especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica. Acadêmica, defendeu teses de mestrado e de doutorado na área de regulação e mercados de energia, tendo publicado mais de 50 artigos nesta área. Com 15 anos de experiência na Indústria de Energia Elétrica, tendo passado pela CCEE, como Conselheira-Diretora de 2006-2011; Ministerio de Minas e Energia – Economista Chefe de 2003-2006; Ministerio da Fazenda – Assessora Especialista em Energia- 2001-2002, tendo inciado sua carreira na ANEEL em 2000. Vem atuando ativamente no debate sobre fontes renováveis no Brasil e Exterior.

Kara Sutton

Kara Sutton

Gerente Sênior

Empresa:

Center for Global Regulatory Cooperation

Emmanuel Hédouin

Emmanuel Hédouin

Gerente Geral de Pesquisa, Inovação e Engenharia Avançada

Empresa:

Grupo PSA

Emmanuel Hédouin, engenheiro mecânico e eletricista formado na ESME Paris e pós-graduado em Administração de Empresas pela faculdade Paris I Sorbonne, é gerente geral da Pesquisa, Inovação e Engenharia Avançada no Grupo PSA na AMLAT e membro do Conselho Executivo do Instituto Cidade em Movimento.

Peter Kronstom

Peter Kronstom

Líder

Empresa:

Copenhagen Institute for Futures Studies

É líder do Copenhagen Institute for Futures Studies na América Latina e fundador do Future Lounge™ . Possui MBA Internacional e é membro do conselho do Consulado Geral da Dinamarca e Innovation Center em São Paulo. Devido às suas vivências profissionais na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Austrália, Peter tem uma ampla experiência em gestão de transição, cultura organizacional, comportamento do consumidor, desenvolvimento de negócios e estudos futuros aplicados. Além de ser um facilitador habilidoso, ele desenvolve palestras e workshops envolventes, transformadores e inspiradores - para todos os níveis, e para grupos grandes e pequenos. Ele lida com uma ampla variedade de temas no âmbito dos estudos futuros, incluindo a cultura organizacional e inovação, bem como paradigmas sobre o futuro em uma gama de setores e indústrias específicas. Nascido na Dinamarca, Peter reside na América Latina desde 2007. Depois de ter passado vários anos em Buenos Aires na Argentina, agora vive e trabalha no Brasil.

Lincoln Fernando Moro

Lincoln Fernando Moro

Consultor Sênior

Empresa:

Petrobras

Dr. Lincoln F. L. Moro é consultor sênior na Petrobras S.A. e, em mais de 30 anos de carreira na empresa, atuou em posições gerenciais e técnicas. Formou-se em engenharia química na Universidade de São Paulo e obteve os graus de mestre e doutor nesta mesma universidade. Em complemento a essa formação, realizou um programa de pós-doutoramento na Carnegie Mellon University e completou um MBA pela FGV. Trabalha atualmente nas áreas técnicas de controle avançado de processos (Advanced Process Control - APC), otimização em tempo real (Real-time optimization - RTO) e modelos de programação matemática aplicados ao planejamento e programação de produção. Participou da equipe que desenvolveu os algoritmos de controle avançado usados na Petrobras e implantou várias aplicações dessa tecnologia em unidades operacionais da companhia, assim como vários RTOs. É autor e coautor de vários artigos técnicos nessas áreas.

Peter Richards

Peter Richards

Strategic Market Research

Empresa:

Lloyd’s Register

Peter é responsável pela pesquisa de mercado estratégico para a divisão de energia da Lloyd's Register.
Peter se juntou à Lloyd's Register em 2013 e um dos principais programas que ele conduziu durante seu tempo com a organização tem se concentrado em entender os desafios que o setor de petróleo e gás enfrentam na adoção de tecnologias inovadoras. Ele foi responsável pela criação do Radar de Tecnologia da Lloyd's, que fornece uma perspectiva única sobre as tendências globais e a visão do mercado sobre a adoção de tecnologias-chave no setor. Seu trabalho no Radar de Tecnologia foi recentemente reconhecido pelo Petroleum Economist em seus prêmios de excelência em comunicações de partes interessadas de 2016.
Peter começou sua carreira na Chemical Trading na Shell International, e depois mudou-se para a British Telecom (BT), onde ocupou diversos cargos em vendas e marketing na divisão de serviços globais que atende organizações corporativas internacionais. Durante seu tempo na BT, ele foi fundamental na criação da visão de Tecnologia para sua base de clientes globais no setor Financeiro - com este trabalho sendo reconhecido pela Sociedade de Marketing, como a excelência na criação de marca. Após a BT, foi recrutado pela CPA Global, onde foi Diretor de Marketing Global com o mandato de reescrever a organização e construir um perfil para a empresa na Índia, Ásia, Europa e as Américas em preparação para a venda da organização que concluiu em 2010.
Ele se juntou ao grupo Germanischer Lloyd (GL) em março de 2010 como Diretor de Marketing da Unidade de Serviços Industriais e redefiniu as vendas e a posição de mercado para o negócio global de energia GL Noble Denton. Ele foi um dos principais membros da equipe de integração, após a fusão da GL com a DNV em 2012.
Peter é formado pela Universidade Sheffield e trabalhou e viveu em toda a Europa, Ásia e América.

Sergei Beserra

Sergei Beserra

Executivo de Petróleo e Gás

Empresa:

Gartner

Sergei Beserra possui mais de 35 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando em soluções de aplicações empresariais ao longo de todas as etapas da cadeia de valor da indústria de Petróleo e Gás, em projetos de alta complexidade.
Sergei acompanha especialmente o processo de digitalização e transformação dos modelos de negócios das indústrias que dependem de utilização intensiva de ativos de produção, atuando como advisor de seus clientes, ocupando, desde 2014, a posição de Diretor de Negócios do Gartner para o setor de Petróleo e Gás.
O Gartner é um instituto de pesquisas, líder mundial no segmento de benchmarks e prognósticos de tendências em Tecnologia da Informação.

Márcio Affonso

Márcio Affonso

Especialista em Soluções Digitais para a Indústria de Petróleo e Gás

Empresa:

Baker Hughes

Márcio é engenheiro, graduado na UFLa (Universidade Federal de Lavras) com MBA pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira como Engenheiro de Diagnóstico em Máquinas e Manutenção em 1992, juntando-se à Bently Nevada em 1998 como Sales & Application Engineer. Márcio acumulou cargos de crescente liderança em Engenharia e Vendas dentro das áreas de Condition Monitoring, Control Solutions e Inspection Technologies na Baker Hughes, a GE company, e mais recentemente serviu como Diretor da Conta Petrobras para o portfólio de soluções Digitais da BHGE. Atualmente, é Lider em Arquitetura de Soluções de Software na divisão Digital da BHGE para as indústrias Petroquímica e de Petróleo e Gás.
Linked In: https://www.linkedin.com/in/marcio-affonso-38096215/

Francesco Fazio

Francesco Fazio

Diretor

Empresa:

Doblin

Francesco é diretor da Doblin, parte da Deloitte Consulting, com mais de 15 anos de experiência em estratégias de crescimento, inovação e capacitação. Ele atendeu clientes em produtos de petróleo e gás, produtos químicos, consumidores e industriais, varejo, automotivo, com foco na América do Norte, mas também experiência significativa na Europa, Ásia, América do Sul e Oriente Médio.
Francesco tem uma vasta experiência em auxiliar empresas a conceber, protótipo se lançar inovações, além de se tornarem melhores inovadores. Os compromissos representativos incluem: estratégia de crescimento para lubrificantes; design inovador de diagnóstico e incubação de grupo, montagem e lançamento, para um fabricante líder de produtos industriais; inovação de modelo de negócios para ofertas premium em construção; projeto aberto de desafio de inovação em equipamentos pesados; desenvolvimento de oportunidades em estágio inicial e em embalagens inteligentes.
Francesco é um palestrante regular em várias associações industriais e eventos corporativos, sobre os temas de estratégia e inovação. Os recentes compromissos de fala incluem: Cúpula de Inovação Siemens; Cúpula de fornecedor global da P&G, fornecedores de produtos químicos e ingredientes; Conferência final de inovação em Boston; MAPI (Manufacturing Association for Productivity and Innovation); PMC (Packaging Management Council).
Francesco obteve um M.B.A. com honras da Universidade de Chicago (Booth), mestrado e bacharelado em Ciência em Design e Engenharia Mecânica pela Universidade de Génova, Itália. Francesco e sua esposa Loretta vivem em Chicago com suas três filhas, Eleonora, Federica e Beatrice

Rachel Mushahwar

Rachel Mushahwar

Gerente Geral da Americas Industry Sales Group

Empresa:

Intel

Rachel Mushahwar é executiva global com mais de 23 anos de experiência em uma variedade de indústrias, onde ela constantemente entregou resultados significativos e mensuráveis e foi continuamente recompensada com novos desafios e oportunidades. Especialista em alinhamento da estratégia com visão organizacional e objetivos, ela lidera novas iniciativas com os executivos da C-suite para ajudá-los a moldar e aperfeiçoar seus objetivos estratégicos e atingir os objetivos comerciais através da implementação de roteiros estratégicos, bases de tecnologia sólida e gerenciamento de processos padronizado.
Mushahwar é Gerente Geral da Americas Industry Sales Group na Intel e lidera 9 verticais diferentes na América do Norte e América Latina (Parceiro, Nuvem, Telecomunicações, Varejo, Transporte e Manufatura, Energia, Serviços Financeiros, Governo e Ciências da Saúde em Saúde) e é Responsável por US $ 5 bilhões nas vendas. Seu foco é permitir que as empresas percebam o valor das ofertas inovadoras e fornecem soluções inovadoras de ponta a ponta para o setor que resolvam problemas de negócios do mundo real. Ela foi nomeada pela ChainStoreAge como "Uma das dez mulheres em tecnologia" em janeiro de 2017 e o Women's Wear Daily listou seu "Top Industry Transformers" em dezembro de 2016. Ela esteve no Wall Street Journal Live e, mais recentemente, NBC Press Here Falando sobre como as indústrias precisam se transformar para competir.
Ela é formada em ciência da computação e MBA em negócios internacionais (summa cum laude) e é ex-aluna da Columbia's Graduate School of Business em Nova York. Ela é uma apoiadora activa da STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Ela está no Conselho Consultivo Corporativo da Escola de Varejo Terry Lundgren da Universidade do Arizona, onde ela ajuda a escola a atingir sua missão e objetivos. Siga-a no Twitter: @RachelMushahwar ou no Linked In.

Roland de Burgh Daly

Roland de Burgh Daly

Conselheiro Técnico Subsea

Empresa:

Repsol Sinopec

Roland Burgh has 20 years of experience in Subsea and offshore engineering, with a strong background is early project phase development and SURF design. He currently leads the Offshore & Subsea R&D Program within Repsol-Sinopec Brasil, focused on building a portfolio of next generation subsea technologies. His role is to create, identify, evaluate and develop new concepts adding value to the Company´s offshore asset portfolio. Roland is currently part of a global team providing solutions and technical support to Repsol´s offshore projects around the world, and is based in Rio de Janeiro.

Patricia Scozzafave

Patricia Scozzafave

Gerente para América, Venda de Licenças e Serviços Técnicos

Empresa:

Shell

Mais de 15 anos de liderança sênior nos negócios globais da Royal Dutch Shell plc em gerenciamento de relacionamento estratégico, desenvolvimento de negócios comerciais e inovação técnica. Atualmente, Gerente de Vendas de Serviços de Licenciamento e Serviços Técnicos das Américas para a tecnologia de processo upstream da Shell. Patricia possui MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Ela atualmente reside no Rio de Janeiro com escritório na Shell Barra da Tijuca.

Angelo Leite

Angelo Leite

President

Empresa:

Serttel

Graduação em Engenharia Elétrica (eletrônica) pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), com Especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2002). Ex. Presidente da Associação Nacional das empresas do setor de Trânsito – Abeetrans (2006-2008), Ex. Presidente da Associação das Empresas do Parque Tecnológico de Pernambuco – PARQTEL. Atualmente é Presidente do Grupo Serttel e Diretor Regional NE da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (ABINEE). Criador do sistema SAMBA de Bicicleta Pública Compartilhada no Brasil e Argentina e do sistema VAMO de Compartilhamento de Veículos Elétricos.

Carlos Gagliardi

Carlos Gagliardi

Sócio de Consultoria Empresarial

Empresa:

Deloitte

Dezoito anos de experiência profissional, sendo Sete anos na área de Engenharia eletrônica, integração de sistemas e automação e Onze anos na área de Consultoria Empresarial e tecnologia da informação. Na sua experiência em consultoria, atuou nos setores de Manufatura, Utilities, Telecomunicações, Mining e Oil & Gas, com foco em projetos de implementação de sistemas, transformação de processos de negócio e gestão de projetos. Tem como principais clientes a Petrobras e Vale. Graduação em Engenharia Elétrica, com especialização em eletrônica e eletrotécnica - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS/SP. Pós-graduação em Administração de Produção - Universidade Federal da São Carlos - UFSCar.

Hector Gusmão

Hector Gusmão

CEO

Empresa:

Fábrica de Startups

Hector Gusmão é graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com experiência por mais de cinco anos na área financeira de uma grande empresa do mercado de energia. Em paralelo a universidade e ao trabalho, criou a sua primeira startup - Be a Breaker - e dado o momento em que a paixão e a oportunidade por empreender falou mais alto, pediu demissão e foi viver por um tempo no Vale do Silício com o objetivo de dar início a sua segunda startup - a Triplin - e se capacitar junto a iniciativas que incluem a aceleradora Plug & Play, Google, entre outras.
Em 2015 pôde ser acelerado por dois meses em Portugal, pela Fábrica de Startups e, ao ver o impacto que esta aceleradora causou no país e em +500 startups e +2.000 empreendedores, negociou a vinda para o Rio de Janeiro e se tornou o seu CEO.

Álvaro Tupiassú

Álvaro Tupiassú

Gerente Geral de Comercialização de Gás Natural e GNL

Empresa:

Petrobras

É atualmente gerente geral de Comercialização de Gás Natural e GNL na Petrobras. Trabalha na Petrobras desde 2004, onde também ocupou cargos técnicos e gerenciais nas áreas de operação de termelétricas, suprimento e logística de gás natural, comercialização de energia elétrica e marketing de gás e energia. Anteriormente trabalhou na Vale do Rio Doce, na área de logística, e em diversos projetos de melhoria de eficiência energética de edificações e instalação e manutenção de sistemas de energia renovável de pequena escala. É graduado em engenharia elétrica e Mestre em sistemas de energia pela Universidade Federal do Pará.

Daniel Kolbar

Daniel Kolbar

Cônsul para Assuntos Econômicos

Empresa:

Israel Trade & Investment

Daniel Kolbar inaugurou a Missão Econômica e Comercial de Israel no Rio de Janeiro no final de 2013. Entre os anos de 2010 e 2013, Daniel trabalhou na área de Política de Comércio e de Acordos Internacionais do Ministério da Economia Israelense e coordenou as negociações de Tratados de Livre Comércio (TLC) com diversos parceiros comerciais de Israel e administrou o TLC Israel-MERCOSUL, facilitando a sua implementação. Hoje, continua com essa responsabilidade, realizando este trabalho tanto do escritório no Rio de Janeiro quanto em Brasília, cidade para a qual desloca-se mensalmente. Daniel é formado em Gestão Empresarial pela EHL Suíça; é Mestre em Diplomacia pela Universidade de Tel-Aviv e em Direito pela Universidade de Bar-Ilan.

Cezar Taurion

Cezar Taurion

VP de Inovação

Empresa:

ISCBA

Partner e Head of Digital Transformation da Kick Corporate Ventures e VP de Inovação do ISCBA, Instituto Smart City Business America. Na sua carreira listamos Diretor de Novas Tecnologias Aplicadas e Chief Evangelist da IBM Brasil; sócio-diretor e líder da prática de IT Strategy da PwC; e cargos técnicos e executivos em empresas como Shell e Chase Manhatttan Bank. Com educação formal diversificada, em Economia, mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing de Serviços, sempre buscou compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio.
Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em sites e publicações especializadas como CIO Magazine, Computerwold Brasil e outros, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome como IT Forum, IT Leaders, CIO Global Summit, TEDx, CIAB e FutureCom. É autor de nove livros que abordam assuntos como Transfomação Digital, Inovação, Big Data e Tecnologias Emergentes. Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo MBI da NCE/UFRJ.

Franck Turkovics

Franck Turkovics

Responsável pelo Grupo de Inovação do Powertrain

Empresa:

Grupo PSA

• No Brasil : atualmente responsável pelo grupo de inovação do powertrain e expert em biocombustíveis
• No Brasil em 2006 ; gerente geral do powertrain e a suas adaptações no veiculo para Brasil e Argentina .
• Na Alemanha em 2002 ; responsável e líder técnico para a PSA no projeto de cooperação com a BMW para o desenvolvimento duma nova família motor a gasolina
• Na França a partir de 1991 ; responsável pelo desenvolvimento do primeiro motor diesel a injeção direto do grupo PSA ( família DW ) e outras atividades no campo de pesquisa e desenvolvimento motor .
GRADUAÇÃO:


• Pós graduação no instituto francês do petróleo (IFP ) especialização em motores e combustíveis
• Graduação : engenheiro em mecânica e térmica

Roberto Prado

Roberto Prado

Diretor Cloud and Enterprise

Empresa:

Microsoft

Diretor de Computação em Nuvem para Microsoft Brasil. Foi Diretor de Computação em Nuvem da Microsoft América Latina para o Setor Público e Diretor de Satisfação de Clientes e Parceiros da Microsoft Brasil, entre os anos 2005 e 2010 teve como foco principal o estudo e a definição de estratégias relacionadas a software aberto, interoperabilidade e segurança.
Atuou na Vertical de finanças da Microsoft Services Brasil, onde foi o responsável pela gerência do Projeto Sistema de Pagamentos Brasileiro, conglomerado Itaú.
Formado em Processamento de Dados com especialização em Marketing e MBA Gerencial pela Fundação Dom Cabral. Foi professor da Fundace (FUNDACE USP Ribeirão Preto) no curso MBA Administração de Empresas como especialista em Sistemas de Informação e Tendências Tecnológicas. Atualmente é professor do MBA em Gestão de TI e Computação em Nuvem na UFSCar Sorocaba (SP) GETIC.

André Gomyde

André Gomyde

Empresa:

Conselho de Ciência e Tecnologia

André Gomyde é especialista em desenvolvimento econômico e inovação, com foco em gestão de projetos e equipes complexos. Formado em administração pela FDV, tem pós-graduação em gestão de negócios pelo IBMEC e mestrado em “business administration” pela FCU, nos Estados Unidos. Foi executivo de grandes empresas multinacionais e tem larga experiência nos setores público e privado. Presidiu a Companhia de Desenvolvimento de Vitória e atualmente é Diretor de Novos Empreendimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - Terracap.
Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, da Frente Nacional de Prefeitos, é conferencista internacional e publicou seu primeiro livro: “Passando o Bastão – Sucessão Familiar nas Pequenas e Médias Empresas”, no ano de 2010. Participa de Conselhos no setor público e no setor privado, destacando-se o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, do qual é membro titular. É membro do júri do World e-Government Awards 2017, na Coreia do Sul, sendo o único latino-americano no corpo de jurados.

Ulf Rainer Bogdawa

Ulf Rainer Bogdawa

CEO (fundador)

Empresa:

SkyDrones Tecnologia Aviônica S/A

Diretor Comercial (fundador) NBN Automação Industrial Ltda. (1986 – 2012)
CEO (fundador) SkyDrones Tecnologia Aviônica S/A (2008 – Hoje)
Presidente da Abrameq (associação brasileira de fabricantes de máquinas para o setor de couros, calçados e afins) biênio 2000-2001
Atualmente diretor e conselheiro em diversas entidades (Abimaq, Fiergs)
Membro do Comitê de Veículos Não Tripulados - VNT da ABIMDE - Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança
Elaboração da proposta de regulamentação do uso comercial e civil dos VANTs (RPAs) no espaço aéreo Brasileiro (2013) - ANAC e DECEA
Membro do grupo de estudos da legislação europeia para VANTs EUROCAE WG-93
Membro permanente do COMDEFESA FIERGS (2014 - Hoje)

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira

Presidente

Empresa:

Grupo CanalEnergia

Rodrigo Ferreira, 42 anos, é jornalista especializado em energia elétrica desde 2000, quando fundou o Grupo CanalEnergia, principal empresa de comunicação integrada para o setor elétrico nacional, com operações de jornalismo no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, treinamento e realização dos principais eventos e feiras de negócios do setor no país. Participou de dezenas de cursos de extensão na área de energia elétrica e, desde 2012 é um dos coordenadores dos treinamentos ministrados pelo CTEE – Centro de Treinamento e Estudos em Energia, empresa do Grupo CanalEnergia dedicada a cursos e eventos. Ferreira é frequentemente convidado a moderar debates importantes no setor elétrico e atualmente acumula a diretoria de jornalismo e a presidência do Grupo CanalEnergia.

Maria Peralta

Maria Peralta

Presidente

Empresa:

Aker Solutions Brasil

Maria Peralta está na indústria de energia há 19 anos, com forte atuação no segmento de subsea.
Iniciou na Aker Solutions em 2012 como VP para Subsea Production Systems, respondendo pelas áreas de Well Systems, Tie-In & Estruturas, além de Manifolds P&L e Projetos de Execução da companhia. Em 2014, se tornou Country Manager do Brasil.
Na indústria de óleo e gás, começou como gerente de projetos, então um P&L de Manifolds e Controles e, finalmente, assumiu a Chefia de Projetos para a região do Brasil.
Graduada em engenharia mecânica, Maria iniciou sua carreira no setor de Fundição e passou 6 anos, entre o Brasil, Índia e Portugal.
Maria nasceu no Porto, Portugal, mas vive no Brasil desde 1997 e formou-se na Universidade de Porto (FEUP) como Engenheira Mecânica, em 1992.
Maria was born in Porto, Portugal, but has lived in Brazil since 1997 and graduated from the University of Porto (FEUP) as a Mechanical Engineer in 1992.

Renato Blum

Renato Blum

Coordenador do Programa de Direito Digital

Empresa:

INSPER

Mestre pela Florida Christian University, advogado e economista; Professor coordenador do curso de Direito Digital do INSPER e do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito; foi coordenador do 1º curso de Direito Digital da FGV/GVLaw em 2011 e do curso de extensão em Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura em 2014; Professor da USP; Membro do Conselho Executivo do Estudo Técnico da Internet das Coisas – IoT; Foi Vice-Chair do comitê de Privacidade, Comércio Eletrônico e Segurança de dados da American Bar Association e da Comissão de Associados da América do Sul da International Technology Law Association; Membro Convidado do Grupo de Cybercrimes do Conselho da Europa; Membro da Associação Européia de Privacidade – EPA’S; Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP; Coordenador da Comissão de Estudos de Direito Digital do Conselho Superior de Direito – FECOMERCIO/SP; 1º Vice Presidente da Comissão Especial de Direito Digital e Compliance da OAB/SP; Palestrante Convidado para as Conferências Internacionais: LegalTech; Technology Policy Institute; Council of Europe; SEDONA; American Bar Association; International Technology Law Association; High Technology Crime Investigation Association; Information Systems Security Association; International Association of Privacy Professionals; Georgetown Law CLE and Inter-American Bar Association; Profissional indicado na 44ª posição da lista “Top 100 Lawyers to follow on twitter - 2015” do site evancarmichael.com; Profissional reconhecido por 04 anos consecutivos em publicações internacionais como Chambers & Partners, Who’s who e Best Lawyers; Autor do livro “Direito Eletrônico – A Internet e os Tribunais”; Coordenador e co-autor do livro “Manual de Direito Eletrônico e Internet”; @renatoopiceblum

Alexandre Vasquez

Alexandre Vasquez

Empresa:

Microsoft

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e 18 anos na Indústria Analytics. Começando na indústria de Data Warehouse em 1999, quando a NCR convidou para participar do Startup da Divisão da Teradata no Brasil, desenvolveu o primeiro Projeto do Data Warehouse usando o primeiro Database Appliance no Brasil, participou do Startup da Business Objects no Brasil e também passou pela Oracle, Teradata, Capgemini e HP e atualmente Alexandre Vasques se juntou à Microsoft para fazer parte do Grupo Global de Black Belts para Advanced Analytics e IoT na América Latina, este Grupo tem a missão de ajudar os Clientes e Parceiros na América Latina a modernizar seus processos através de tecnologias inovadoras e disruptivas de Serviços Cognitivos, IoT e Indústria 4.0.

Ricardo Lugão

Ricardo Lugão

Diretor de Inovação

Empresa:

AMT

Background em Análise de Sistemas e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Lugão é um profissional com mais de 20 anos de experiência, envolvendo áreas técnica e comercial. Com 10 anos dedicados ao segmento de Computação de Alto Desempenho, liderou diversos projetos desse setor, sendo grande parte para a vertical de O&G. Atualmente é Diretor de Inovação da AMT.

Victor Souza

Victor Souza

Engenheiro de Processo Sênior

Empresa:

Aker Solutions

Vitor Hugo Souza está na indústria de Óleo e Gás há 10 anos, com forte atuação no segmento de subsea.

Iniciou na Aker Solutions em 2011 como Engenheiro de Processo, dentro de um planejamento para desenvolver a competência de Processamento Submarino no Brasil. No ano seguinte foi transferido para o Centro de Excelência da companhia na Noruega, onde participou de projetos como Åsgard e outros estudos de Front End (FE). Retornou ao país em 2014 para suportar a área de FE no Brasil.

Graduado em Engenharia Química, Vitor iniciou sua carreira na área de Segurança do Trabalho, mas depois retornou à área de processo.

Vitor é natural do Rio de Janeiro e formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como Engenheiro Químico, além de possuir pós graduação pela UFF (Segurança do Trabalho) e PUC-Rio (Engenharia de Processo).

Suzana Kahn

Suzana Kahn

Professora

Empresa:

COPPE / UFRJ

Graduada em Engenharia Mecânica, Mestre em Programa de Planejamento Energético e DSc em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995).
• Professora da COPPE / UFRJ
• Coordenadora do Fundo Verde UFRJ
• consultora "ad hoc" para o Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil
• Presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Ela também foi Subsecretaria de Economia Verde do Rio de Janeiro Estado, de Governo 2010-2013 e ela também trabalhou no Governo Federal como a Secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente 2008-2010.
Tem publicado vários artigos e teses na área de energia, transportes, ambiente e alterações climáticas.

José Antonio Fratantonio

José Antonio Fratantonio

Hub Digital Lead

Empresa:

ABB

José Fratantonio atualmente atua como Hub Digital Lead no mercado depetróleo, gás e produtos químicos na ABB no Brasil, responsável pelo desenvolvimento de capacidades de execução de atividades digitais, entregas à indústria offshore e onshore, incluindo plataformas fixas, FPSO e refinarias.
José ingressou na ABB em 1993 na unidade de sistema de automação do serviço de campo no Brasil. Ao longo dos 24 anos com a ABB, ele ocupou várias funções dentro da empresa, desde o engenheiro de serviço de campo, engenheiro de campo verde, engenheiro de aplicação, engenheiro de vendas e engenheiro de serviços avançados. Em janeiro de 2007, ele foi nomeado Campeão do Serviço de Campo Químico de Óleo & Gás.

Alessandro da Costa

Alessandro da Costa

Engenheiro de Equipamentos

Empresa:

Petrobras

Alessandro Nogueira da Costa é engenheiro mecânico, pós-graduado em engenharia de equipamentos de petróleo e gás. Possui mestrado em ciências em Engenharia Mecânica (M.sc. pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ/COPPE). Trabalha na PETROBRAS desde 2003 no cargo de engenheiro de equipamentos. Atuou em diversos níveis em projetos de engenharia nas áreas de geração termelétrica, energias renováveis, eficiência energética e terminais terrestres e marítimos para armazenagem e distribuição de petróleo e gás. Baseado atualmente na Gerência Executiva de Projetos de Refino, Gás e Energia da PETROBRAS, no Rio de Janeiro, desenvolve a função de Gerente Setorial liderando equipe de projetos de engenharia nas áreas de cogeração e energias renováveis. Escreveu diversas publicações técnicas em âmbito nacional e internacional em seminários, revistas científicas e eventos internos à Petrobras, com forte atuação no campo da geração de energia, otimização e eficiência energética.